Desbravador da Europa |
Confirmando a sua fama de pioneir , o Esporte Clube Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, Ásia e Oriente Médio, abrindo o mercado internacional para os demais clubes do Rio Grande do Sul, entre os quais a dupla Gre-Nal.Na primeira excursão, realizada de 24 de novembro de 1953 a 29 de janeiro de 1954 foram visitados seis países(Espanha, França, Itália, Suíça, Israel e Turquia). Foram disputadas 15 partidas, com sete vitórias estreladas, contra três derrotas e cinco empates.
De 25 de março a junho de 1960, o Cruzeiro retornou à Europa e Ásia para cumprir nova excursão. O treinador era Carlos Froner e a equipe estrelada visitou 11 países (Bulgária, Áustria,Iugoslávia,Alemanha, Bélgica,Espanha,França, Tchecolosváquia,Suécia, Dinamarca e Holanda). Nesta segunda excursão o Cruzeiro disputou 24 partidas, alcançando 11 vitórias, seis empates e sete derrotas.
Para que se tenha uma idéia do sucesso alcançado pelo Esporte Clube Cruzeiro na segunda excursão realizada à Europa e à Ásia, basta que se reproduza parte da correspondência enviada pelos dirigentes do Randers FC, da Dinamarca à Diretoria do Esporte Clube Cruzeiro.
Em longa carta endereçada aos estrelados, os dirigentes do Randers, que havia sido derrotado pelo Cruzeiro por 2 x 0, afirmam que o guardam grandes recordações de sua estada lá. Elogiam a disciplina dos atletas e esperam que um dia o Cruzeiro retorne a sua terra. Juntamente com a sua carta, o clube dinamarquês mandou uma flâmula, dois anéis (um de brilhante), avaliado na época em 50 cruzeiros (dinheiro brasileiro)... e mais dinheiro da Dinamarca. Mandaram também uma carteira para dinheiro. E os dirigentes do Randers diziam ainda para o Cruzeiro: “Nunca esqueceremos os senhores!” Â Â |