logo

Home Clube
Clube

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913 e integra o cenário esportivo gaúcho com destaque há mais de um século. O clube esteve localizado em uma área nobre e em plena expansão na cidade de Porto Alegre, situado na Avenida Protásio Alves 8.301, no Alto Petrópolis. Em 2012, o Cruzeiro comprou uma área de sete hectares no bairro Betania, em Cachoeirinha, onde está sendo construído o Centro de Treinamentos do clube. O novo estádio está sendo construído na avenida Ary Rosa Santos, no bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha, e será inaugurado em 2015, no ano do centenário estrelado. O estádio, em padrão FIFA, terá 16 mil lugares. O Cruzeiro é o único clube esportivo que tem em sua galeria os títulos de Campeão Gaúcho de futebol, basquete, vôlei, futsal e atletismo.

Atualmente é presidido pelo advogado Francisco Dornelles. Em 2013 completou o seu centenário, com ações voltadas para o resgate da credibilidade da entidade nas áreas da administração, patrimônio e esportes. O Cruzeiro tem equipes competitivas de futebol profissional, juniores e juvenil, além da escolinha de futebol e  equipes competitivas em todas as categorias de base, do sub-10 ao sub-15. No esporte mais popular do mundo, o Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a jogar na Europa e na Ásia para onde viajou em duas memoráveis excursões nos anos de 1953 e 1960. Ao todo, o clube tem quase 100 jogos internacionais e atuações nos gramados da Ásia, da Europa, da América Central e de vários países da América do Sul e Estados Brasileiros. O investimento nas categorias de base mostra um futuro promissor no futebol. Em 2008, o Cruzeiro sagrou-se Vice-Campeão Gaúcho de Juniores. A escolinha de futebol, com 200 garotos, disputa competições metropolitanas nas categorias sub-10, sub-11, sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15. A Escola Estrelada integra o Projeto Crescendo para a Vida, um acordo do Esporte Clube Cruzeiro com o Ministério Público e tem vagas subsidiadas para os meninos carentes. O Projeto Crescendo para a Vida também contempla o futsal para cegos. 

    Em 2008 o clube reativou o departamento de basquete, tendo disputado três competições oficiais na modalidade. No basquete, o Cruzeiro, junto com o Corinthians de Santa Cruz do Sul, é o clube mais vezes Campeão Gaúcho adulto masculino, com 12 títulos, além de ter sido o primeiro time gaúcho de basquete a disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, em 1968, tendo disputado a Taça Brasil de Basquete também nos anos de 1969, 1970 e 72. Para resgatar esta história, o clube reabriu o departamento de basquete e o seu time adulto, denominado Cruzeiro/Agafarma,  disputou o Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino em 2008 e terminou na terceira colocação, além de ter disputado também o Torneio Início, em Lajeado, e o Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete.

     Em 2011, em parceria com a Associação Futsal e Cachoeirinha (Afusca), o Cruzeiro retornou ao futsal. No primeiro ano, o Cruzeiro/Afusca conquisou o título do Campeonato Gaúcho da Série Prata. Em 2012, o Cruzeiro/Afusca disputa a Série Ouro do Campeonato  Gaúcho de futsal, competição que o Cruzeiro foi Bicampeão em 1958 e 1959. 

     O Cruzeiro sagrou-se Campeão Gaúcho da Série B em 2010 e em 2011 disputou o Campeonato Gaúcho da Divisão Especial. Na primeira fase do Gauchão 2011, Taça Piratini, o Cruzeiro terminou em terceiro lugar, perdendo na semifinal para o Grêmio dentro do estádio Olímpico, após ter eliminado o Internacional em pleno Beira-Rio. Na segunda fase, Taça Farroupilha, foi novamente semifinalista. Na festa da premiação do campeonato, o Cruzeiro recebeu o Troféu Disciplina do Gauchão 2011, além de dos prêmios de melhor dirigente para o presidente Dirceu Castro, de melhor técnico para Leocir Dall'Astra e de melhores em suas posições para Fabio, Leo e Diego Torres. O Cruzeiro finalizou o Gauchão 2011 na quarta colocação e classificou-se para o Campeonato Brasileiro da Série D, retornando a uma competição inter-estadual oficial após 43 anos, pois o Cruzeiro havia disputado a fase inicial do Torneio Centro-Sul, em 1968. Em 2012, 2013 e 2014 o Cruzeiro também disputou o Campeonato Gaúcho da Série A no primeiro semestre e as  competições oficiais da FGF no segundo semestre, além dos estaduais oficiais de infantis, juvenis e juniores. Em 2014, depois de duas campanhas irregulares nos Gauchões anteriores, o Cruzeiro fez um grande campeonato Estadual, classificando-se para as quartas-de-final do Gauchão e sendo eliminado pelo Internacional. O ano de 2014 também marcou o retorno de grandes campanhas do Cruzeiro na categoria de juniores, chegando às quartas-de-final do Estadual Sub-20 e às semifinais do Estadual Sub-19. Em 2015 o Cruzeiro disputou o Campeonato Gaúcho da Divisão Especial pelo quinto ano consecutivo, ficando em quinto lugar. No segundo semestre, foi Campeão da Copa Walmir Louruz e Vice-Campeão da Supercopa Gaúcha. Nas categorias de base, foi quinto colocado no Campeonato Gaúcho Sub-20 e quinto colocado no Campeonato Gaúcho Sub-15, em competições oficiais da FGF. 

PATRIMÔNIO

       Hoje, o Cruzeiro constrói o seu Centro de Treinamentos em uma área de sete hectares adquirida com recursos próprios no bairro Betania, em Cachoeirinha. O novo estádio, com capacidade para 16 mil torcedores, está sendo construído na Avenida Ary Rosa Santos, bairro Granja Esperança.

 

Seja sócio, acesse:  http://www.eccruzeiro.com.br/

DIRETORIA EXECUTIVA 2016-2017 

Presidente: Antonio Rahde

Vice-Presidentes: Dirceu de Castro, Carlos Frederico Matzembacher, Claudio Lempek, Paulo Kruse e Ernani De Lorenzi Campelo

Diretores: Edmundo Treméa, Rafael Rahde, Paulo Doering e Fernando Oliveira Carvalho

CONSELHO CONSULTIVO

Tito Viero (Presidente), Carlos Matzembacher (Vice-Presidente), Erico Faustini (Secretário Geral), Paulo Cícero Casanova (Secretário), Armando Burd, Brasil Batista Leite, Dácio Barbosa, Ernani De Lorenzi Campelo, Fabio Silveira Martins, Fernando Carvalho, Firmo Trindade, João Golgo Vianna, Juarez Gonçalves, Luiz Carlos Aragão, Ricardo Leuckert, Rubem Leuckert, Roberto Brenol Andrade e Walter Azevedo.

CONSELHO FISCAL

Titulares: Gerson Finkler Dias, Fernando de Oliveira Carvalho, Luis Antonio Oliva

Suplentes: Juarez Silveira Gonçalves, João Guilherme Dornelles Falcão e Ildo Castro

CONSELHO DELIBERATIVO

Brasil Batista Leite, Armando Burd, Nelson Machado, Gerson Galdino, Alexandre Contessa, Rafael H. Machado, Adalto de Oliveira, Delmar Hoffelder, Vitor Rahde, Deoclides Ferreira, Oscar Fachel Remião, Edmundo Treméa, Fabrício Finamor, Airton Ojeda, José Emílio Bresciani, Luis Antonio Oliva, Montserrat Martins, José Carlos Haag, Antonio Bernardo, José Carlos Pedrozo, Mario Ferrasso, Edemar Girelli, Clóvis Masseron, Marilene Dutra Moeller, Valdemir Nunes, Julio Correa Lopes, Armando Branco, Luís Leal, José Manito, Ernani De Lorenzi Campelo, Adalberto Cruse, Paulo Cruse, Luiz Vicente Pires, Itamar Sofia do Canto, Marcelo Mesquita Leão, Alex Moraes, Cléverson Fraga, Gerson Finkler, Fabiano Ventura, Rogério Santos Vargas, Antonio Teixeira, Sergio Altair Santos, Paulo Doering, Pedro Oliveira e Vilmar da Silveira.

MESA DIRETORA DO CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Paulo Antonio Doering

Vice-presidente: Edmundo Tremea

Secretários: Gerson Galdino e Alex Moraes

 
Mais noticias
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Esporte Clube Cruzeiro:
Estádio na Avenida Ary Rosa Santos, Bairro Granja Esperança, Cachoeirinha/RS
Secretária/Administrativo:
Rua Chile 507 -Jardim Botânico -POA/RS
Fone: (51) 3026.3996